domingo, 18 de abril de 2010

No ano de 1985, no Ginásio de Esportes Tarumã, em Curitiba, acontece o primeiro Congresso Nacional da UJS – União da Juventude Socialista e delegações de todos os estados chegavam, trazendo animação e vontade de participar e nesse primeiro congresso, através de muito debate, shows teatrais e confraternizações é aprovada a primeira campanha nacional por emprego, esporte e cultura.

A partir de então, a UJS – está presente em todas as áreas sociais do país, estimulando a participação e fomentando discussões em prol da construção de uma sociedade mais justa e humana, a sociedade socialista.

No movimento estudantil, que é onde o núcleo da UJS/UEM atua, tem como bandeira de luta o acesso à universidade pública de qualidade e pautando no PNAES, plano nacional de assistência estudantil que exigimos a construção imediata da casa do estudante e a ampliação do restaurante universitário no campus sede, a construção de restaurante universitário para as extensões e além dessas pautas, dentro do movimento estudantil, a UJS abarca lutas pelo Passe do Estudante, que dê garantia de transporte para os alunos e a Meia - Entrada, incentivando assim o acesso a cultura.

O movimento estudantil visa à reforma do ensino, pautando sempre, na possibilidade de colocar cada vez mais jovens dentro das salas de aulas, desde que, o acesso e a permanência têm sido privilegio de apenas uma minoria de 5%, e o restante dessa juventude, encontra – se no mercado de trabalho.

Portanto, convidamos a todos e todas os estudantes da Universidade Estadual de Maringá, a primeira do Paraná em ensino, pesquisa e extensão, a vir construir conosco a universidade que queremos e que a mesma não seja direcionada apenas ao trabalho mas também a pratica social, como diz a lei de diretrizes e bases da educação nacional.

A construção tem que ser coletiva, portanto, vem pra União da Juventude Socialista, por que juntos, somos muito mais fortes do que a injustiça social.

Vânia Carla do Canto

Presidente Núcleo UJS/UEM

2010 - 2011

Um comentário: